Em Setembro de 1993 na cidade de Curitiba, nasce a Attraktiva, que nas mãos de jovens empreendedores evolui com competência, buscando sempre um crescimento contínuo e sólido através de estratégias integradas e inovadoras.
Com investimentos constantes em sua estrutura técnica, logística e no aprimoramento de seu pessoal, a Attraktiva prioriza sempre parcerias sérias e saudáveis com seus fornecedores, garantindo assim total apoio e satisfação aos seus clientes.
Attraktiva Shop é um e-commerce que possui conhecimento em vendas e em diversos segmentos no ramo de móveis desde 1997. Tendo o objetivo de oferecer a todo mercado nacional o que há de melhor em móveis e decorações na facilidade da internet.
Hoje, a Attraktiva destaca-se no mercado da alta decoração consolidada como uma das melhores lojas de móveis de seu segmento, contando com 6 lojas físicas nos estados do PR e SC, com mais de 6.000m² de show room prontos para oferecer o que há de melhor no mundo da decoração com seus móveis e complementos de alta qualidade e preços extremamente competitivos.
A escolha da UpNext se deu antes da migração para VTEX. Ainda na plataforma antiga, a UpNext já atuou para a personalização da loja. Depois de tentar com diversos parceiros, o time da Attraktiva e o time da UpNext criaram uma sinergia incrível, facilitando o entendimento dos problemas e otimizando a criação das soluções.
A migração da Attraktiva para a VTEX trouxe todos os desenvolvimentos feitos na antiga plataforma e amplificou mais as personalizações com as facilidades que a plataforma da VTEX proporciona ao desenvolvedor.
O projeto iniciou-se com um completo estudo sobre o mercado e sobre a estrutura da loja vigente na época, e, em cima disso, forma realizadas diversas ações para otimizar a loja virtual.
Inicialmente foi proposto e aceito a alteração de URL da loja virtual de loja.attraktiva.com.br para o domínio principal www.attraktiva.com.br que abrigava o site institucional. Para continuar com os dados relevantes do site, incorporamos esses dados para dentro da loja, trazendo indexação para o ecommerce.
Outro passo inicial foi um redesign da marca Attraktiva Shop, braço virtual da Attraktiva. O redesign não pretendia refazer a marca visto que está já possui um grande reconhecimento por parte do consumidor, mas sim trazer ela para mais perto da era digital.
Para a criação do layout visamos diferenciar do tradicional branco + cor da loja e trouxemos o preto que é uma identidade forte das faixadas das lojas físicas. Essa conexão entre as tradicionais lojas físicas com a lojas virtual trouxe toda a credibilidade da marca no mundo físico para o mundo virtual.
Trabalhamos também em toda a categorização, realizando o método de card sorting com diversas pessoas para entender qual seria a melhor forma de separar os produtos. As categorias com maior interesse ficaram visíveis no menu superior e as demais ficaram dentro de um menu que exibe todas as categorias da loja.
Na página inicial exploramos vitrines personalizadas para o cliente, baseadas em recomendações dos produtos visitados pelo mesmo. Para maior assertividade, incentivamos o cliente a realizar o login já na página inicial, garantindo assim a exibição dos produtos certos para o perfil dele.
Para trazer confiança que o cliente está comprando o produto correto na loja virtual, criamos diversas formas dele poder ver detalhes desse produto, trazendo todas as imagens do produto para a vitrine além do mesmo poder ver um vídeo sem precisar acessar a página do produto.
Reforçando a questão de garantir que o cliente está comprando o produto certo, na página do produto, o comprador tem a disposição uma descrição bastante clara e completa e, além das fotos e do vídeo, ele pode ver o produto de todos os ângulos através do sistema de foto 3D.
No checkout, inserimos um sistema de upsell para incentivar o aumento do ticket médio informando o quanto falta para o cliente ganhar o frete grátis. Esse sistema é integrado com o sistema de promoções da VTEX, então, após o cliente adicionar o CEP de entrega o sistema sabe exatamente qual o valor que o cliente precisa atingir para ganhar o frete.
Esse projeto não se restringiu somente ao front da loja virtual, ele também se estendeu para o back office operado pela equipe da Attraktiva. Foram criados sistemas de gestão de estoque, análise de dados e recuperação de vendas perdidas.
O sistema criado de gestão de estoque, controla todo os produtos que são encomendados para os fabricantes, todos os produtos que chegam e saem do estoque físico da loja e mantém tudo sincronizado entre o estoque na loja virtual e os estoques das lojas físicas. O sistema permite verificar todo o processo de logística do pedido, desde o pedido para o fabricante, passando por cotação de frete com diversas transportadoras até a entrega e montagem para o comprador.
O sistema de análise de dados, exibe todos os dados referente aos pedidos da loja, como por exemplo número de pedidos, valor dos pedidos, ticket médio, valor em frete, produtos mais vendidos, categorias mais vendidas, métodos de pagamento usados, marcas mais vendidas, etc. Essa ferramenta está disponível para para contratação. Caso tenha interesse clique aqui.
Já o sistema de recuperação de venda, trás todos os pedidos de carrinho abandonados e cancelados por falta de pagamento para um admin onde operadores podem fazer a prospecção ativa para recuperar esse pedido. O sistema consta com multi-operadores além de relatórios com tempo de resposta e taxa de conversão por operador.