Cases
Learning Factory e Edify Loja de venda de livros didáticos na VTEX

Learning Factory e Edify

O Desafio

A Learning Factory e Edify tinham o desafio de vender livros didáticos para seus alunos, de forma que os mesmos conseguissem realizar a compra sem a necessidade de fazê-lo junto a secretária. A premissa do projeto era a integração da loja virtual com sua base de alunos, para que, somente alunos devidamente matriculados conseguissem visualizar e comprar materiais. Além disso somente os materiais pertinentes ao aluno poderiam ser exibidos e comprados. O cliente teria a possibilidade de retirar somente na sua unidade ou receber em casa o seu material.

Sobre a marca

A Learning Factory é uma editora reconhecida internacionalmente pela produção de materiais didáticos inovadores e de excelência.

Com mais de 20 anos de experiência levando o ensino do inglês para dentro das salas de aula, nossos especialistas estão plenamente atentos às atuais necessidades dos alunos brasileiros e às tendências globais de inovação na educação. Por isso, os conteúdos da Learning Factory, além de fornecerem toda a base linguística do inglês, também buscam desenvolver habilidades que vão além do idioma, como consciência social, trabalho em equipe, inteligência emocional e empatia.

Os materiais da Learning Factory foram adotados pela Cultura Inglesa (RJ, DF, ES, GO e RS) e outras ABCI Culturas Inglesas em todo o Brasil, bem como por outras instituições parceiras em âmbito nacional.

O reconhecimento em 2020 pelo ELTons Awards na categoria “Excellence in Course Innovation” é reflexo da missão de transformar essa geração em uma geração bilíngue.

A escolha da UpNext e a VTEX

A parceria da UpNext com a Learning Factory (e Edify) vem de longa data, desde quando foi realizado a primeira implantação da, até então, Cultura Inglesa RJ. Essa primeira implantação, ainda em outra plataforma, foi cheia de desafios que tiveram que ser repensados quando foi realizado a migração para a VTEX.

A escolha da VTEX para migração se deu pelo poder de customização e por recursos indispensáveis para a Learning Factory, como por exemplo retirada na loja e multi-preço.

Pelo trabalho de excelência desenvolvido na primeira implantação, a equipe da Learning Factory manteve e a UpNext para a migração para a VTEX, e a parceria continua com diversos desenvolvimentos que cada vez mais facilita a vida de seus alunos.

O projeto

O projeto da loja da Learning Factory e da Edify são bastante diferentes de uma loja convencional. Somente alunos devidamente matriculados em uma unidade podem realizar compra na loja. Para isso, ao acessar a loja, o comprador deve inicialmente informar qual é sua unidade e matrícula.

 

 

Ao informar esses dados, é realizado a consulta na base de alunos da Learning Factory para saber se os dados digitados pertencem à algum aluno, e se sim, ele é redirecionado para a página com os produtos necessários para sua classe/nível. Esses produtos também são filtrados pelos servidores da própria Learning Factory para só exibir os produtos referentes ao aluno.

 

 

Outra especificação do projeto é a venda do produto BookLab, que consome os dados da Learning Factory para saber se o aluno já finalizou seu BookLab e, após finalizado, esse produto é liberado para compra pelo mesmo.

 

 

A seleção da unidade também é responsável por selecionar a tabela de preços (cada unidade pode ter uma tabela diferenciada) e também quais tipos de entrega serão permitidos, pois algumas unidades permitem somente retirada, alguns permitem a retirada e entrega e outros somente a entrega.

No checkout, em caso de retirada na loja, o aluno só pode retirar seu material em sua unidade, que já vem aparece selecionada e sem possibilidade de alteração de unidade.

 

 

A Edify possuí basicamente as mesmas regras da Learning Factory, mas possui uma identidade virtual diferenciada, porém, a grande diferença de regra entre a Edify e a Learning Factory, é que o aluno deve informar um código de acesso ao invés da matrícula/unidade.

 

 

O código de acesso digitado apenas identifica a unidade, sendo assim, na página do produto o aluno deve digitar seu nome e, se possuir, sua matrícula. Essas informações são todas gravadas no pedido.

 

 

O resultado

A integração da loja com a base de dados da Learning Factory foi um grande sucesso, pois facilitou o processo de compra para o aluno e reduziu drasticamente o nível de trabalho das secretárias das unidades que faziam o processo de compra de forma manual.

Não apenas a redução de trabalho, a loja virtual permitiu um upsell para o aluno pois pode indicar além do material didático padrão, outros produtos que podem interessar o aluno, aumentando o ticket médio.

Vamos criar ou
transformar juntos
a sua loja virtual? Fale
com a gente!

Sucesso! Seu e-mail foi registrado pra receber nossas novidades!
Desculpe! Aconteceu um erro inesperado, tente novamente mais tarde.