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E-commerce B2C e B2B

5 de fevereiro de 2023

E-commerce B2C e B2B

O e-commerce é uma das forma mais popular de fazer negócios, seja vendas diretas ao consumidor final ou empresas. No entanto, as necessidades e as demandas de cada modelo de e-commerce são diferentes. É importante conhecer as diferenças entre B2C e B2B para escolher a melhor plataforma de e-commerce.

B2C (business-to-consumer): neste modelo, as empresas vendem diretamente ao consumidor final. O foco é oferecer uma experiência de compra fácil, rápida e personalizada, com o objetivo de fidelizar o cliente. É necessário uma boa apresentação do produto, uma navegação fácil, processos de pagamento seguros e opções de entrega rápidas.

B2B (business-to-business): neste modelo, as empresas vendem produtos ou serviços para outras empresas. O objetivo é fornecer soluções para negócios, com uma ênfase maior em questões logísticas e de gerenciamento de estoques. É necessário ferramentas de gerenciamento de pedidos, opções de pagamento flexíveis e integração com sistemas de gestão empresarial.

 

A plataforma VTEX é uma das mais completas e avançadas do mercado, oferecendo recursos para atender tanto ao B2C quanto ao B2B.

 

Veja Alguns dos recursos da VTEX para o B2C incluem:

 

  1. Personalização da experiência de compra: design personalizado, recomendações de produtos, filtros avançados e outros recursos para personalizar jornada de compra.
  2. Ferramentas de marketing: e-mail marketing, programas de fidelidade, promoções personalizadas, integração com redes sociais, entre outros.
  3. Integração com pagamentos: opções de pagamento seguras e amplas, incluindo cartões de crédito, débito, boletos bancários e outros.
  4. Gerenciamento de estoque: permite acompanhar o estoque dos produtos, evitando a venda de itens indisponíveis. Aproveite a flexibilidade de entrega, maximize suas vendas oferecendo diversas opções de entrega em um único pedido, incluindo compra online, retirada na loja, ship-from-store ou entrega agendada.
  5. Análise de dados: recursos para coletar e analisar dados sobre os clientes, vendas e outros aspectos do negócio.
  6. Suporte a múltiplos dispositivos: a VTEX é responsiva e adapta-se a diferentes dispositivos, como desktop, tablet e smartphone.
  7. Várias outras experiências que podem serem criadas: Prateleira Infinita, Live Shopping, Omnichannel, POS e Marketplace

Recursos B2B:

  1. Self-service: com essa funcionalidade, os clientes podem realizar todo o fluxo de compra de forma autônoma, utilizando várias ferramentas para facilitar a sua jornada de compra.
  2. Automação da força de vendas: essa ferramenta permite que os vendedores realizem pedidos em nome dos clientes, agilizando o processo e tornando a jornada de compra mais eficiente.
  3. Customer Credit: permite aos lojistas concederem crédito a seus clientes de confiança. Com mais tempo para pagamento, os clientes possuem uma maior capacidade de compra. Através da plataforma, é possível configurar prazos de pagamento, parcelamentos e gerenciar contas, definindo limites de crédito e acompanhando as cobranças emitidas. Os clientes têm acesso à informação sobre o crédito disponível e os valores a pagar diretamente no site da loja.
  4. Marketplace: essa funcionalidade permite que os usuários finais comprem produtos de fabricantes por meio de revendedores, atacadistas ou distribuidores. A VTEX oferece ferramentas avançadas para suportar essa jornada de compra.
  5. Integração com sistemas de gestão empresarial: a VTEX possibilita a integração com sistemas de gestão empresarial, facilitando o gerenciamento de estoques, pedidos e pagamentos.
  6. Ferramentas de gerenciamento de pedidos: a VTEX oferece recursos para gerenciamento de pedidos, incluindo histórico de pedidos, informações detalhadas sobre o status dos pedidos e opções de personalização de faturas.

Outras experiencias:

  1. Quickorder: Permite que os lojistas possam realizar compras em massa através de planilhas, simplificando o processo de adquirir produtos.
  2. Order Quote: Fornece ao cliente a opção de salvar as informações de um carrinho específico (SKUs, quantidade e preço de cada item) por um período determinado.
  3. Order Configuration: Oferece a personalização para compras em cenários B2B, tais como revenda e consumo próprio do cliente.
  4. VTEX Intelligent Search: Possibilita a realização de buscas avançadas de produtos, disponíveis apenas para lojas desenvolvidas com VTEX IO.
  5. Telemarketing: Telemarketing: Ferramenta na interface da loja que permite que um atendente represente o cliente e faça compras em seu nome.
  6. Product Comparison: Permite comparar as especificações de até quatro SKUs antes de finalizar compra, oferecendo uma análise detalhada dos produtos.

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