Blog
Gatilhos Mentais: o que são e como usá-los

9 de fevereiro de 2017

Os gatilhos mentais são os estímulos que o cérebro recebe para realizar alguma ação ou tomar uma decisão. De acordo com algumas pesquisas, o ser humano toma em média 35.000 decisões por dia! Elas podem ser simples como escolher qual caminho irá percorrer ou a roupa que usará, ou complexas, como fechar um negócio ou comprar algo de alto valor.

Conseguir despertar o interesse e o desejo do consumidor em relação a algum produto sem ser muito insistente não é uma tarefa fácil. Por isso, gatilhos existem para ajudar na hora de convencer o cliente a realizar uma comprar.

Gatilho de Escassez

Quando você lê em algum lugar ‘’só hoje, desconto de 30% em toda loja’’ ou ‘’restam apenas duas peças no estoque’’ são exemplos clássicos de gatilhos de escassez. O medo de comprar mais tarde e não ter o produto faz com que você tome a decisão de obtê-lo na mesma hora. Foi aí que as empresas encontraram uma vantagem em trabalhar com um estoque baixo, pois a escassez gera, consequentemente, vendas mais rápidas.

Gatilho de Urgência

O gatilho de urgência segue a mesma linha que o de escassez, mas esse trabalha com o fator tempo. Um exemplo é a Black Friday, onde os consumidores têm apenas um dia no ano para fazer compras com um desconto mais alto e, se perderem a chance, terão que esperar até o próximo ano.

Gatilho de Novidade

Já ficou com vontade de ir ao cinema só de ver o trailer de um filme novo? É exatamente essa sensação (de precisar ter ou ver algo, no caso do filme) que o gatilho mental de novidade atua.  Para aplicá-lo em sua loja, podemos considerar a divulgação de um produto na pré-venda, por exemplo.

Gatilho da Prova Social

Por fim, há o gatilho em que o conteúdo é produzido pelo próprio cliente, que pode ser desde uma avaliação até uma resenha, como é o caso dos influenciadores digitais, ele é chamado de prova social.

Agora que você sabe utilizar os gatilhos mentais com eficiência,  procure qual é o melhor para a sua empresa e aplique-o em suas estratégias de marketing!

 

Por: Luana Soares