Blog
Logística para E-commerce: Como a Vtex pode lhe ajudar

19 de abril de 2021

Logística VTEX

Logística para E-commerce: Como a Vtex pode lhe ajudar.

A Vtex oferece muitos recursos que se adaptam a realidade do seu e-commerce, e na parte de logística isso não é diferente.

Primeiro, é bom saber que a logística impacta diretamente na experiência de compra. Sendo assim, ela pode ser a peça-chave que fará com que o cliente volte a comprar em sua loja ou não.

Por isso, é importante definir muito bem todas as etapas de expedição e entrega de um pedido.

E, além disso, vale lembrar que a escolha da plataforma de e-commerce também pode influenciar neste processo. Já que ela pode ser um fator limitante caso ofereça poucos recursos.

Rotas Logísticas

Na Vtex, é possível configurar e estruturar cada etapa logística de acordo com o modelo de negócio. Dessa forma, você pode relacionar da forma correta estoques, docas e transportadoras, você consegue desenhar diversos cenários.

A imagem abaixo ilustra bem este fluxo:

 

Logística Vtex

Exemplos de configurações de logística na Vtex

 

Para entender melhor, pense no seguinte:

O estoque é o espaço físico onde ficam armazenados os produtos. Primeiramente, quando um pedido é realizado na loja virtual, eles são encaminhados para as docas, onde os pedidos são separados e embalados. Depois disso, os pedidos ficam disponíveis para as políticas de envio efetuarem a coleta e entrega.

Nesse caso, a política de envio seria a modalidade de entrega, que pode ser própria ou através de terceiros como os Correios, motoboy e transportadoras.

Cenários Práticos

Como vimos, é possível criar mais de um estoque, doca ou política de envio. Sendo assim, existe uma maior flexibilidade e autonomia para definir o modelo que mais se adequa a sua operação.

Veja um exemplo:

Os produtos que você vende ficam armazenados com os seus fornecedores A, B e C. A partir disso, eles são enviados até você, para separação e despacho, na medida em que os pedidos são realizados no site.

Porém, digamos que o fornecedor A leva 3 dias para entregar, o fornecedor B leva 5 e o C leva 7 dias.

Neste caso, poderíamos configurar essa logística na VTEX dessa maneira:

Dessa forma, os prazos de entrega seriam calculados de acordo com o tempo de cada fornecedor. Logo, os visitantes da loja virtual são informados com o prazo correto. E, como sabemos, ao receber um pedido dentro do prazo, seu cliente fica satisfeito.

Lembre-se, quando um cliente tem uma experiência satisfatória, as chances de ele voltar a comprar aumentam.

Outro ponto, é que você pode definir estratégias diferentes para pedidos feitos através de Marketplace por exemplo. Assim, dentro da Vtex é possível definir preços e prazos para cada ponto de venda.

Bem, essas são algumas das funções que a Vtex oferece para a logística de um e-commerce. Se você acha que elas também podem te ajudar, fale com a nossa equipe e traga o seu e-commerce para a Vtex.

Por outro lado, se você já possui uma loja Vtex, preparamos um material de apoio.  Ele vai te ajudar a como preencher e subir uma planilha de transportadora. Nela você também encontra faixas de CEP separadas por cada região do Brasil. Isso facilita e muito na hora de criar promoções de frete.

Confere lá, e até a próxima!

Por: Ellyson Meardi