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O que são e por que analisar as Conversões Assistidas no Google Analytics?

31 de julho de 2019

Geralmente, antes de tomar a decisão da compra, um usuário acessa um site mais de uma vez. Isso acontece principalmente por estar cada vez mais fácil e rápido consultar diversas fontes e comparar marcas, preços, condições, entre outros fatores. Neste cenário, entender a jornada de compra do cliente é fundamental. Para isso, as conversões assistidas podem ajudar amplamente nessa análise.

Até chegar no momento da conversão um usuário pode percorrer um caminho que pode conter 1 ou mais canais. Por exemplo:

Segunda-feira: Usuário acessou seu site através de links patrocinados, mas não comprou;

Terça-feira: Usuário acessou seu site através do e-mail, mas não comprou;

Quarta-feira: Usuário acessou o site através do canal direto e efetuou a compra;

No exemplo acima poderíamos considerar que todo o “mérito” da venda foi para o canal direto e que as campanhas com links patrocinados e de e-mail não estão funcionando, certo? Errado. Pois a primeira fonte de tráfego que levou este usuário para o site pode ser considerada tão importante quanto a última (aquela que antecedeu imediatamente a realização da conversão)

Analisando o mesmo exemplo de forma correta, poderíamos tirar outras conclusões e entender qual foi o papel de cada canal neste caminho até a conversão. Por exemplo:

Segunda-feira: o usuário buscou pelo produto X e acessou o seu site através de um anúncio patrocinado, analisou o produto, mas não comprou pois resolveu comparar o mesmo item em outros sites.

Terça-feira: neste dia foi enviado uma campanha de e-mail marketing no período da tarde com novidades que chegaram no site e o usuário encontrou o mesmo produto com uma condição especial de parcelamento, e mesmo assim não comprou naquele momento. Deixou para comprar a noite com mais tempo.

Quarta-feira: por fim, já com a decisão tomada o usuário digitou o endereço do seu site na barra do navegador e efetuou a compra pelo canal direto.

 

Tanto os links patrocinados quanto as campanhas de e-mail tiveram participação importante para a conversão, ou seja, “eles deram assistência para o canal direto marcar o gol”. Por isso, é importante considerar as conversões assistidas em todas as análises de ROI (retorno sobre o investimento) pois acompanhar os dados de forma mais aprofundada irá ajudar na tomada de decisão e, consequentemente, melhorar os resultados.

 

Por: Ellyson Meardi