Blog
Prototipação: 3 ferramentas que irão ajudar nos seus projetos

29 de abril de 2021

3 dicas de ferramentas para prototipar seus layouts

Prototipação: 3 ferramentas que irão ajudar nos seus projetos

 A prototipação é uma das partes mais importantes no processo de design. Ela permite revisar funcionamentos e analisar em uma fase inicial as principais interações de uma forma mais fácil para que, dessa forma, o cliente consiga ver seu produto.

Sendo assim, no desenvolvimento de layouts para e-commerce estes pontos são cruciais para um projeto de sucesso. Uma vez que, com a prototipação conseguimos validar a hierarquia das informações, o conteúdo inserido na página principal da loja, o que destacar na página do produto, etc. Enfim, há diversos pontos que devem ser acompanhados.

Para facilitar a criação de protótipos, existem inúmeras ferramentas pagas e gratuitas. Elas facilitam e permitem que o designer possa criar um protótipo em alta fidelidade funcional e compartilhar com os demais envolvidos no projeto. Dessa forma, podem receber de uma maneira muito mais prática seu feedback.

Vamos listar aqui as 3 ferramentas de prototipação mais usadas do momento. Todas possuem diversos recursos para que o designer possa construir uma interface desktop e mobile muito completas e funcionais. Além disso, é possível permitir a navegação e visualização de comportamentos como rolagem de links âncoras, menus ocultos, topo flutuante, janelas modais, e receber o retorno do cliente de uma forma prática e ágil.

Adobe XD

É a ferramenta de prototipação da Adobe. Ela é paga e pode ser contratada com um plano de custo mensal. Em contrapartida, para quem já possui um plano da suíte Adobe Creative Cloud, a ferramenta já está inclusa.

A Adobe XD permite ao designer integrar seus recursos a outras ferramentas, como o Sketch e o Photoshop CC. Além disso, é possível produzir os protótipos diretamente nela, sem a necessidade de um software auxiliar. Dessa forma, os arquivos ficam todos salvos na nuvem. Sendo também possível, compartilhar o conteúdo produzido enviando apenas um link de compartilhamento.

O Adobe XD está disponível para a Windows e iOS, além de contar com app para utilização em smartphones e tablets.

InVision

Esta ferramenta está no mercado a um bom tempo e permite prototipagens rápidas usando o recurso Freehand, que, consegue desenhar uma ideia e compartilhá-la. Além disso, ela também possui recursos robustos para a criação de um protótipo em alta fidelidade.

A ferramenta possui um software chamado InVision Studio. Nele, o designer pode criar um projeto completo sem a necessidade de nenhum software auxiliar. De outra forma, para os que preferem produzir as telas dentro do photoshop, ela possui um plugin chamado Craft. Sendo assim, após instalado, é possível sincronizar todos os artboards que são produzidos na ferramenta da Adobe, deixando o trabalho muito mais prático.

O Invision possui planos pagos e gratuitos. No gratuito, podem ser utilizados todos os recursos da ferramenta em uma conta para a produção de um protótipo e 3 boards.

Existem outros planos pagos em que trazem outros benefícios, como: A criação ilimitada de protótipos e boards. Além disso, conforme aumenta seu valor, é possível obter uma conta com disponibilidade para múltiplos usuários.

A InVision está disponível para a Windows e iOS, além de contar com app para utilização em smartphones e tablets.

Figma

Das três ferramentas, a mais recentemente lançada, Figma, também permite a criação completa de um projeto de protótipo. Seu principal ponto é que todos os recursos são funcionais. Dessa forma, não há a necessidade de instalar nenhum programa, usando apenas o navegador.

Além disso, ela é muito utilizada em grandes empresas como: Twitter, drobbox, slack, entre outras. Sendo assim, ela possui todos os recursos das demais ferramentas citadas acima, assim como outros: Biblioteca de ícones, fontes compartilhadas, armazenamento ilimitado de arquivos, etc.

Para iniciantes existe um plano gratuito. Este, permite trabalhar utilizando os recursos, apenas com algumas limitações, como a quantidade de protótipos criados , quantidade de usuários e histórico de versão de 30 dias. Para os demais planos pagos, ela possui recursos ilimitados.

A Figma está disponível para a Windows e iOS, navegadores, além de contar com app para utilização em smartphones e tablets.

 

Por: Marcelo Carneiro