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Quais as cores ideais para os botões Call to Action?

3 de agosto de 2019

Existe um estudo que nos mostra como as cores causam determinados tipos de sensações e comportamentos nas pessoas. Esse estudo se chama psicologia das cores e, se bem aplicado num e-commerce, tem o poder de influenciar indiretamente um consumidor na hora da compra, facilitar a navegação dentro do site e até mesmo aumentar a taxa de conversão da loja.

Apesar de parecer um simples detalhe, as cores escolhidas para um determinado botão na loja são muito importantes para o usuário se sentir seguro no momento de finalizar um pedido, remover algum item do carrinho ou cancelar uma ação.

Significado das cores

As cores possuem significados, sensações e transmitem emoções que podem mudar dependendo da cultura e do contexto, mas de uma forma geral (focando no público brasileiro), vamos ver algumas cores e seus significados:

Vermelho: esta cor representa poder, energia, amor e – sem dúvidas – chama a atenção dos consumidores. Costuma causar uma sensação de urgência e impulsividade e, por isso, é muito utilizada em liquidações ou quando se quer uma ação rápida do cliente.

Marcas que usam essa cor: Coca-Cola, Netflix, YouTube, Toyota, Adobe.

Amarelo: o amarelo estimula a liberação de serotonina, substância que faz as pessoas se sentirem felizes. Com sua caraterística luminosa representa otimismo, alegria e energia. Normalmente é utilizado em ações para chamar a atenção do consumidor.

Marcas que usam essa cor: McDonalds, Nikon, Shell, Garoto.

Laranja: representa criatividade, alegria, entusiasmo e diversão. Como é uma mistura do amarelo com o vermelho, pode representar os atributos das duas cores. É também uma cor muito utilizada em call’s to action. Além disso, o laranja pode transmitir mudança, expansão e dinamismo.

Marcas que usam essa cor: Amazon, Fanta, Mozilla Firefox, Harley Davidson.

Azul: transmite serenidade, segurança e eficiência. Geralmente é utilizado para conquistar a confiança e demostrar profissionalismo. É a cor que apresenta a menor taxa de rejeição, pois as pessoas associam o azul a algo seguro. O azul escuro remete à poder ou coisas sólidas, já o azul mais claro representa  frescor, higiene e tranquilidade.

Marcas que usam essa cor: Wallmart, Volkswagen, Facebook, Twitter, Oral-B, HP, Dell.

Verde: o verde representa harmonia, equilíbrio, criatividade, positividade e prosperidade. Esta cor está sempre associada a algo positivo, como o semáforo, que indica o verde para seguir em frente. Por isso, esta cor é muito utilizada em botões de compra, pois motiva o consumidor a finalizar o pedido e por estar ligada ao dinheiro.

Marcas que usam essa cor: Spotify, Monster, Starbucks.

Rosa: apesar de muitas pessoas associarem essa cor à feminilidade, a cor rosa também representa afeição, pureza, descontração, suavidade e tranquilidade. Por isso, o rosa é utilizado em lojas infantis, roupas íntimas, moda, floricultura, cosméticos, entre outras coisas.

Marcas que usam essa cor: Barbie, Victoria’s Secret.

Roxo: estimula o mistério, espiritualidade, fantasia, sofisticação e valor. Por este motivo, muitas marcas utilizam o roxo para representar produtos premium. Algumas marcas como o Nubank, usam a cor roxa como estratégia para que o produto se torne cobiçado pelo consumidor.

Marcas que usam essa cor: Nubank, Syfy, Yahoo!, Wonka, Vivo.

Preto: transmite seriedade, tradição, formalidade, luxo e superioridade. Como o roxo, o preto é utilizado para produtos com valor agregado. Por exemplo: em uma loja virtual, o layout ficará bem sofisticado se você souber utilizar o preto da forma correta.

Marcas que usam essa cor: Microsoft, Nike, Adidas, Zara, Ray-ban, Rolex.

Cinza: é a cor intermediaria entre o branco e o preto que geralmente transmite sensações de neutralidade, tédio, solidão e vazio. Mas dependendo do contexto pode trazer sensação de modernidade, tecnologia e elegância por ser uma cor associada a metais e robótica. Geralmente em uma loja se usado em tons mais claros demonstra ações inativas.

Marcas que usam essa cor: Apple, Mercedes-Benz, Mini, Audi, Honda.

Escolhendo a cor dos botões

Talvez o botão de maior importância e que certamente precisa estar em destaque na sua loja é o botão comprar. Geralmente se utiliza o verde, pois, como mencionado anteriormente, é uma cor positiva associada ao dinheiro e a seguir em frente. No entanto, é importante sempre levar em consideração o contexto da loja, utilizando-se do contraste em relação aos outros elementos e botões para assim poder-se considerar usar outra cor que combine mais com o site, chamando a atenção do usuário e passando a mensagem de compra.

O cliente da loja precisa sentir segurança no processo da compra, por isso os botões principais(que são botões de confirmação e botões que levam o usuário até a finalização do pedido) precisam estar em destaque. Botões como remover e esvaziar carrinho são botões que não precisam ter destaque no layout, geralmente usa-se cinza, cores com tonalidade mais neutra ou o botão fantasma, que é um botão sem preenchimento e com cores apenas no nome e na borda. Caso utilize a cor cinza para os botões, cuidado! Se for um tom muito claro  o usuário poderá confundir-se com botões inativos.

Quando um usuário vê um botão vermelho em destaque ele já  espera encontrar  uma ação negativa que  exija atenção. Isso ocorre pelo vermelho ser  a cor universal para erros e mensagens negativas, logo, o usuário vai pensar duas vezes antes de clicar. Mas nem sempre uma ação negativa precisa necessariamente estar na cor vermelha, é importante que um botão de ação positiva esteja mais em evidência do que a de mensagem negativa, podendo-se assim utilizar o botão fantasma para que não haja “disputa” com o botão positivo.

É muito importante definir uma combinação de cores que funcione antes de aplicar uma cor apenas pelo significado delas. Então pesquise, analise, respeite o seguimento e a identidade da sua loja para que o usuário tenha uma melhor experiência de compra.

 

Fontes:

Homem Máquina – https://www.homemmaquina.com.br/como-escolher-cores-certas-para-os-seus-botoes/

Significativa – https://www.signativa.com.br/blog/a-psicologia-das-cores-no-e-commerce/

E-Commerce News – https://ecommercenews.com.br/artigos/cases/saiba-qual-a-melhor-cor-para-o-botao-comprar/

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