Blog
Setembro amarelo, abrace essa causa!

26 de julho de 2019

No mês de setembro a Upnext celebra a causa da prevenção ao suicídio. De mais abraços calorosos e demonstre seu amor pelo próximo!

História

O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). O CVV é uma das ONGs mais antigas do país. Fundado em São Paulo em
1962, atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio por meio do telefone
188, e também por chat, e-mail e pessoalmente. Nesse mês, ações sociais são feitas para cuidar da saúde mental, a fim de preservar a vida humana.

A data é celebrada no dia 10 de setembro, que é o Dia Mundial da Prevenção do suicídio, e a cor amarela, por sua vez, está associada com as sensações e sentimentos. Ela representa luz, calor, vida, otimismo, felicidade etc. justamente o que este mês deve significar. Não é à toa que a cor amarela transmite calor e é umas das tonalidades quentes mais usadas em representações artísticas, justamente o que este mês deve significar.

 

“Amarelo é a cor da vida, da luz, do sol.”

 

Prevenção

Cada vez se fala mais em saúde mental, o que é extremamente importante, pois muitos problemas são vinculados a essa questão.

Segundo o site G1, “suicídios aumentam 2,3% em 1 ano, e Brasil tem 1 caso a cada 46 minutos”, esses números andam crescendo com os anos, o objetivo do movimento é ensinar as pessoas a como ajudar, e mostrar a quem precisa que eles não estão sozinhos.

O CVV diz que “nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. O dado, da Organização Mundial da Saúde (OMS), indica que a prevenção é fundamental para reverter essa situação, garantindo ajuda e atenção adequadas.

A primeira medida preventiva é a educação. É preciso perder o medo de se falar sobre o assunto. O caminho é quebrar tabus e compartilhar informações. Esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas contribuem para tirar o assunto da invisibilidade e, assim, mudar essa realidade.

 

É fato que o suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda.”

 

Você pode consultar mais informações sobre como apoiar a causa no site https://www.setembroamarelo.org.br/.

 

Seja solidário, afinal, não sabemos o que cada pessoa enfrenta!

Fique com o vídeo divulgado pelo site setembroamarelo.org.br:

https://www.setembroamarelo.org.br/wp-content/uploads/2019/08/V%C3%ADdeo-SA-CVV-Alta-Resolu%C3%A7%C3%A3o.mp4