Blog
Status VTEX: mais Estabilidade para seu E-commerce!

7 de maio de 2021

Sabemos que atualmente o meio digital não é um lugar 100% estável, muito menos imune à problemas de conexão, certo? No entanto, é essencial que esses problemas ocorram o mínimo possível e que, caso ocorram, sejam também resolvidos rapidamente e sem gerar novos problemas. Evitar que alguns contratempos por falha humana aconteçam é uma das medidas mais importantes a serem tomadas, isso é fato. Mas e quando determinados erros partem da plataforma? Nesse caso é ideal que se possa contar com as ferramentas disponibilizadas pela sua plataforma, que irão te auxiliar na solução. Hoje falaremos um pouco sobre uma dessas funcionalidades: o status VTEX.

Como definir uma hospedagem instável?

Você provavelmente já se deparou com inúmeros problemas de estabilidade ao gerir seu e-commerce, certo? O que difere a frequência dessas ocorrências de plataforma para plataforma depende geralmente de dois fatores: instabilidade e recorrência. Ou seja, se uma plataforma possuir uma taxa de processamento de dados fraca e instável, seu negócio será prejudicado. Ainda, se isso for somado à falta de uma equipe técnica especializada em solução de problemas, podemos inferir que seu e-commerce está com sérios problemas.

Além de depender de uma plataforma que previna erros, também é necessário possuir uma rápida resposta para solução dos mesmos. Atualmente, exigir de uma plataforma segurança e qualidade na conexão são praticamente requisitos obrigatórios. Mas possuir ferramentas e funções que otimizem esse processo e garantam mais estabilidade são diferenciais que também devem ser levados em conta.

É aí que a VTEX entra. Além de possuir um suporte ágil e eficaz, ela também disponibiliza ferramentas úteis para te deixar sempre a par da situação. Portanto, uma das principais delas é o status VTEX.

O que é o status VTEX?

Basicamente, é uma função que te atualiza – em tempo real – sobre todas e quaisquer instabilidades e manutenções agendadas ocorrendo na plataforma.

Confira abaixo algumas características dessa ferramenta:

Resume bar: informa, de maneira geral, o status da plataforma em tempo real.

View historical uptime: ao clicar, você vai poder visualizar o status diário da plataforma, em estrutura de calendário. Através disso, cada dia possuirá uma cor indicando o status geral da plataforma naquela data.

Significado das cores:

Verde: não houve registro de incidentes ou manutenção.

Amarelo: houve algum incidente ou manutenção com impacto superior a 10 minutos (e inferior a 30 min.).

Laranja: houve algum incidente ou manutenção com impacto superior a 30 minutos (e inferior a 1 hora).

Vermelho: houve algum incidente ou manutenção com impacto superior a 1 hora.

Module Status: aqui, destacamos o estado dos módulos mais importantes no fluxo de compra e operação da loja. Assim, quando um incidente estiver ativo e for relevante a um desses módulos, seu estado também será atualizado.

Existem 5 estados possíveis de status dos módulos, sendo eles:

  • Operational: funcionamento estável.
  • Degraded Performance: funcionamento com performance abaixo do esperado.
  • Partial Outage: funcionamento parcial das funcionalidades.
  • Major Outage: funcionamento totalmente impactado.
  • Under Maintenance: sistema em manutenção.

Lista de Incidentes e Agenda de Manutenções

Também há uma lista de incidentes em que é possível verificar, em ordem cronológica, todos os incidentes e manutenções programadas nos últimos 14 dias. No entanto, também é possível filtrar por períodos mais longos, como mensalmente.

A ferramenta também apresenta todas as manutenções previstas nos próximos dias. É possível acompanhar e se planejar para evitar sair prejudicado durante esses períodos. Por exemplo, se é informado que haverá uma grande atualização da plataforma que poderá se estender por mais tempo que o previsto, o ideal é levar isso em conta e não planejar campanhas ou promoções em seu e-commerce. No entanto, se vê que o caminho está livre de manutenções agendadas, saiba que poderá seguir com suas campanhas a todo vapor! A seguir estão status dos ciclos de manutenção na VTEX:

Scheduled: evento de manutenção já definido e programado.

In progress: evento de manutenção em progresso.

Completed: evento de manutenção finalizado.

 

Agora que você já conhece um pouco mais da VTEX, que tal dar uma checada no status das suas necessidades e considerar uma migração de plataforma? Aproveite também para conferir nosso artigo falando sobre a VTEX IO, você vai adorar!

Por: João Pedro Albuquerque