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Você sabe o que é um funil de vendas? A gente te explica!

25 de julho de 2019

O Funil de Vendas é a representação da jornada do cliente desde o momento que ele conhece a necessidade de obter um produto e/ou serviço até a compra, propriamente dita. Ele é dividido em três etapas: o topo, o meio e o fundo.

O topo (ou “ToFu” – top of the funnel) é a descoberta da sua marca, ou seja, a chegada descompromissada do cliente até seu e-commerce. Nessa etapa, o consumidor não pretende comprar, ele está apenas conhecendo o produto e analisando se existe a real necessidade de obtê-lo. É nessa etapa que você deve mostrar assuntos relevantes, até que  ele entenda a real necessidade de comprar seu produto.

O meio do funil (“MoFu” – middle of the funnel) é considerado a etapa mais delicada do processo. Aqui lidamos com os leads, ou seja, clientes em potencial. Eles buscam as soluções para os seus problemas, identificados no topo do funil, porém não conseguem decidir qual a melhor opção. Essa também é a hora de qualificar esse lead, se ele tem ou não o perfil da sua empresa e se está disposto a pagar o preço do seu serviço e/ou produto. Não é a hora de querer vender, mas conhecer sua persona e avaliá-la.

Finalmente chegamos ao fundo do funil (“BoFu” – bottom of the funnel), a etapa onde o usuário está a um passo de realizar a compra. Depois de ter dado a ele várias informações relevantes sobre sua empresa e o serviço prestado, o consumidor confia na sua marca e pode adquirir o que você tem a oferecer. O funil se fecha quando o lead é qualificado como cliente ao fechar uma compra.

 

Por: Luana Soares