A implantação do e-commerce da Dentalshop no VTEX IO foi excelente, superando todas as expectativas. Abaixo você confere os principais resultados:
⇑ 114% no número de pedidos
⇑ 46% no ticket médio
⇑ 212% na receita aprovada
⇑ 130% na taxa de conversão
E agora confira um pouco do que fizemos e os principais desafios desse projeto.
Maior distribuidora de produtos odontológicos e de harmonização facial do Rio Grande do Sul, a Dentalshop possui um portfólio de mais de 10 mil produtos e cresce ano após ano atendendo mais de 12 mil dentistas em todo o Brasil.
Para este projeto era necessário a escolha de uma plataforma robusta e capaz de entregar soluções com mais agilidade e segurança. E também, com foco na experiência do usuário, já que a Dentalshop é reconhecida nacionalmente pela qualidade e atendimento personalizado, por isso, escolheram migrar para o VTEX IO.
Mas para que o sucesso da migração acontecesse a empresa precisava contar com um time experiente e capaz de entregar resultados, para isso se juntaram a UpNext, agência especialista em implantação e desenvolvimento de e-commerce na Vtex.
Com o objetivo de entregar a melhor experiência de compra ao usuário, foram realizadas diversas melhorias como o redesign do layout seguindo as cores e símbolos da identidade visual da marca.
Desenvolvimento de um layout responsivo se adequando as diversas formas de exibição. Dessa forma, os usuários podem navegar de forma fluida e prática. A escolha pelo layout responsivo também é refletido na consistência de layout e informação, pois toda a informação é atualizada apenas em um layout e replicado para todos os dispositivos, evitando frustrações do consumidor de não encontrar a informação que tinha visto em outro device.
Inclusão de novas áreas para que a Dentalshop pudesse divulgar ações especiais da loja como o banner acima do topo. Esse área é considerada uma área de destaque, pois é onde o consumidor irá olhar primeiro ao acessar a loja. Nesse caso, banners nessa posição possuem um alto nível de percepção e engajamento.
Exibição de selos promocionais e informativos nas vitrines e nas páginas de produto. Esse é um recurso muito importante para área de dentais, pois, como há diversas promoções distintas ocorrendo ao mesmo tempo, e cada promoção possui regras de ativação, é preciso informar o cliente já nas vitrines como ele deve fazer para ganhar o benefício.
Com o foco sempre na usabilidade do usuário, desenvolvemos 2 tipos de visualização diferente nas áreas de departamento. Com as visualizações de lista ou em bloco o visitante escolhe a melhor maneira de navegar pela loja.
Quanto aos produtos, a Dentalshop possuía diferenças em quantidade de variantes, alguns com muitas opções, outros com pouca ou sem nenhuma variante. Por isso trabalhamos em uma forma de facilitar a compra sem precisar sair da página do produto, e tudo isso, sem afetar a exibição dos produtos com variantes.
Outra especificidade em que a Dentalshop precisou ser atendida era na área de checkout, por isso, desenvolvemos um formulário de cadastro de cliente totalmente customizado e otimizado para o setor dental. Como a venda de diversos produtos da loja dependem, por lei, que o comprador tenha registro em um órgão regulador ou seja estudante da área de saúde, era vital que o formulário de cadastro do comprador conseguisse obter essas informações do usuário. Não apenas isso, como as informações necessárias para a conclusão da compra são diferentes de acordo com o tipo do comprador (Dentista, Estudante de Odontologia, Médico, etc), o formulário também adapta e requisita somente as informações (CRO, Matrícula, Universidade, CRM, etc) pertinentes ao tipo do comprador.
Estes foram os principais destaques do projeto feito em parceria com a Dentalshop, confira então o depoimento de Rodrigo Amorim, Diretor Geral da marca:
“A Agencia UP foi o parceiro perfeito para o projeto do nosso ecommerce. Tudo fluiu muito bem durante todo o processo. Depois da implementação, vimos nosso ecommerce decolar e bater recordes de venda todos os meses. As taxas de conversão, tiquete médio, quantidade de itens no carrinho, numero de transações, tudo aumentou e continua aumentando mais de 300% a cada mês. Estamos super felizes com a parceria e todo o suporte que eles nos proporcionam.”