13 de maio de 2022
O cashback e o mercado
Foi se o tempo onde cashback era algo desconhecido do grande público e restrito apenas a grandes lojas do varejo. Basta navegar por algumas horas que você verá que “todos” agora tem um cashback para chamar de seu. O nicho de mercado vai desde lojas varejistas, passando cartões de crédito, chegando até postos de gasolina.
Mas por que o cashback é algo que está tão em alta nesse momento? A resposta é mais simples que parece: cashback incentiva na primeira venda e já engatilha uma segunda venda, gerando um processo de fidelização.
O público não só está acostumado ao cashback, como cada vez mais espera por essa recompensa. Em comunidades de promoções (Pelando, Promobit, etc), não é raro ver promoções que calculam já considerando o valor do cashback para uma futura compra.
Cashback é investimento de marketing
Mas como diz o velho ditado, não existe almoço grátis nesse mundo. O Cashback deve ser muito bem estudado para não abocanhar parte do faturamento e se tornar um grande passivo.
O cashback deve ser pensado como um investimento de marketing de aquisição e retenção, e deve ser avaliada dentro desses parâmetros para ver sua viabilidade. É muito importante essa ação estar bastante amparada com relatórios de ROI. Deve-se também estar atento para sempre que necessário, calibrar os valores de cashback concedidos.
O cashback no e-commerce
Para o e-commerce, existem hoje dois tipos de cashback: O cashback de empresa externa e o cashback proprietário, sendo que cada um tem suas vantagens e desvantagens.
O cashback de empresa externa, tais como AME e Meliuz, possuem a vantagem de já serem conhecidas no mercado, e por isso geram grande confiança ao comprador. Essas empresas normalmente funcionam também como carteira virtual, permitindo o saque desse dinheiro ou pagamento de contas. Por outro lado, nem todas as lojas atualmente são aceitas, e a burocracia para se filiar pode ser bastante grande. Também há de se lembrar que, como o cashback pode ser sacado e até mesmo usando em outras lojas, esse modelo não garante o processo de recompra dentro da sua loja, enfraquecendo o poder que essa ferramenta pode proporcionar.
Já o cashback proprietário trás como maior benefício exatamente esse ponto de fidelização, pois o cliente é estimulado a realizar uma segunda compra para utilizar o saldo que possui. Essa estratégia fica ainda mais poderosa quando o saldo possui um tempo de expiração, pois gera ao cliente uma urgência em utilizar o saldo para não perde-lo. Por outro lado o cashback proprietário não conta com a visibilidade de marca que um cashback de empresa conta, sendo assim precisa ações de divulgação para convencer o comprador de suas vantagens.
Por fim, devo ter cashback em minha loja virtual?
A resposta é: depende. Se sua loja loja vende produtos que não tem recorrência, nem possibilidades de cross sell, não há muitas razões para ter. Caso contrário, o cashback pode trazer resultados incríveis para sua loja virtual.
O cashback veio para ficar, e deve crescer ainda mais com o tempo. Estar dentro desse movimento pode trazer grande vantagem em comparação aos seus concorrentes.
Cashback na loja virtual VTEX
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