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CashBack, sua loja virtual precisa ter?

13 de maio de 2022

O cashback e o mercado

Foi se o tempo onde cashback era algo desconhecido do grande público e restrito apenas a grandes lojas do varejo. Basta navegar por algumas horas que você verá que “todos” agora tem um cashback para chamar de seu. O nicho de mercado vai desde lojas varejistas, passando cartões de crédito, chegando até postos de gasolina.

Mas por que o cashback é algo que está tão em alta nesse momento? A resposta é mais simples que parece: cashback incentiva na primeira venda e já engatilha uma segunda venda, gerando um processo de fidelização. 

O público não só está acostumado ao cashback, como cada vez mais espera por essa recompensa. Em comunidades de promoções (Pelando, Promobit, etc), não é raro ver promoções que calculam  já considerando o valor do cashback para uma futura compra.

Cashback é investimento de marketing

Mas como diz o velho ditado, não existe almoço grátis nesse mundo. O Cashback deve ser muito bem estudado para não abocanhar parte do faturamento e se tornar um grande passivo.

O cashback deve ser pensado como um investimento de marketing de aquisição e retenção, e deve ser avaliada dentro desses parâmetros para ver sua viabilidade.  É muito importante essa ação estar bastante amparada com relatórios de ROI. Deve-se também estar atento para sempre que necessário, calibrar os valores de cashback concedidos.

O cashback no e-commerce

Para o e-commerce, existem hoje dois tipos de cashback: O cashback de empresa externa e o cashback proprietário, sendo que cada um tem suas vantagens e desvantagens.

O cashback de empresa externa, tais como AME e Meliuz, possuem a vantagem de já serem conhecidas no mercado, e por isso geram grande confiança ao comprador. Essas empresas normalmente funcionam também como carteira virtual, permitindo o saque desse dinheiro ou pagamento de contas. Por outro lado, nem todas as lojas atualmente são aceitas, e a burocracia para se filiar pode ser bastante grande. Também há de se lembrar que, como o cashback pode ser sacado e até mesmo usando em outras lojas, esse modelo não garante o processo de recompra dentro da sua loja, enfraquecendo o poder que essa ferramenta pode proporcionar.

Já o cashback proprietário trás como maior benefício exatamente esse ponto de fidelização, pois o cliente é estimulado a realizar uma segunda compra para utilizar o saldo que possui. Essa estratégia fica ainda mais  poderosa quando o saldo possui um tempo de expiração, pois gera ao cliente uma urgência em utilizar o saldo para não perde-lo. Por outro lado o cashback proprietário não conta com a visibilidade de marca que um cashback de empresa conta, sendo assim precisa ações de divulgação para convencer o comprador de suas vantagens.

Por fim, devo ter cashback em minha loja virtual?

A resposta é: depende. Se sua loja loja vende produtos que não tem recorrência, nem possibilidades de cross sell, não há muitas razões para ter. Caso contrário, o cashback pode trazer resultados incríveis para sua loja virtual.

O cashback veio para ficar, e deve crescer ainda mais com o tempo. Estar dentro desse movimento pode trazer grande vantagem em comparação aos seus concorrentes.

Cashback na loja virtual VTEX

Caso tenha se interessado em ter um cashback proprietário, veja todas as features da nossa ferramenta de cashback, que é 100% integrado com a plataforma VTEX.

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