Blog
Como analisar a velocidade de carregamento da sua loja virtual

14 de maio de 2021

Como analisar a velocidade de carregamento da sua loja virtual

Como analisar a velocidade de carregamento da sua loja virtual

Não é novidade para ninguém o impacto que tem a velocidade de carregamento da sua loja virtual nos seus resultados. Dessa forma, quanto mais rápido o cliente consegue acessar a sua loja, maiores são as chances de ele realizar uma compra. Feito isso, consequentemente suas vendas são alavancadas. Portanto, percebe-se que o tempo de carregamento da loja virtual é um dos tópicos mais importantes para ficar atento.

Sendo assim, a velocidade da sua loja virtual, não é só uma questão de experiência de usuário, mas também de ranqueamento em sites de busca. Pensando nisso, o Google, por exemplo, considera como um dos seus critérios a velocidade de carregamento de cada site. Sim, sites de busca adoram lojas mais leves!

Para começarmos, é muito fácil analisar a velocidade de carregamento da sua loja virtual. Para isso, você não precisa ser um técnico ou perito da área. Basta acessar um site! E há vários sites onde você poder fazer está análise, confira:

Think with Google

Think with Google é um portal do Google, que além de ser uma ótima fonte de conteúdo e insights para marketing digital, apresenta uma ferramenta para testar a velocidade de carregamento da sua loja em ambiente mobile, confira aqui!

Gtmetrix

Desenvolvido pela empresa canadense GT.net, o Gtmetrix também é uma ótima ferramenta para analisar facilmente a velocidade e desempenho da sua loja. O site é inteiro em inglês, mas vale a pena o esforço para conferir aqui!

PageSpeed Insights

PageSpeed Insights é também uma ferramenta do Google que analisa o desempenho da sua loja, tanto em dispositivos mobile, quanto desktop. Além disso, a plataforma lhe dá uma nota de desempenho baseada no tempo de carregamento e usabilidade. Confira aqui!

Dessa forma, o diferencial das ferramentas citadas acima é que, além de fazer uma análise do tempo de carregamento da sua loja virtual, elas emitem relatórios. Esses relatórios possuem gráficos, dados e inclusive pontuações detalhadas das métricas obtidas. Com isso, disponibilizam feedbacks muito bem esmiuçados e sugerem formas de melhorar o desempenho da sua loja. Sendo assim, tornam muito mais fácil a compreensão do que está impactando o carregamento da loja virtual, e te dá informações importantes para serem trabalhadas com sua agência ou provedor de serviço.

 

Diagnóstico feito, agora podemos adotar medidas para aumentar a velocidade da loja virtual. Pensando nisso, você gostaria de algumas dicas para você aumentar a performance da sua loja? Pois bem, fizemos um artigo te contando tudo, clique aqui e confira!

 

Por: Jean Carlo