Blog
Como Integrar seu ERP à plataforma Vtex

31 de maio de 2021

Atualmente existem diversos ERP’s para empresas, interligando dados e processos da sua companhia num único sistema. Em inglês, são a sigla para “Enterprise Resource Planning” ou “Planejamentos de Recursos da Empresa”. Esse sistema é o coração de sua loja, garantindo seu bom funcionamento e responsável por toda gestão do e-commerce. Mas e quanto à integração de seu ERP com uma plataforma grande como a Vtex? Será que é possível conectar os dois? A resposta é sim! No artigo de hoje explicaremos melhor como a integração entre seu ERP e a Vtex pode ser feita.

Por que ter um ERP em sua loja?

Antes de mais nada, é importante salientar a razão de adquirir um ERP em seu e-commerce. A plataforma – no caso a Vtex – é responsável pelas vendas do seu negócio e tem o papel de captar clientes, sendo um agente de marketing ativo e, ao mesmo tempo, o caixa da sua loja. Já o ERP não faz parte desse processo, mas o de garantir o bom funcionamento dos processos gerenciais do e-commerce. Em outras palavras, existem módulos que compõem um ERP, tais como de Controladoria, CRM (Customer Relationship Manager), Compras, Faturamento, Administração Geral, entre outros. Cada módulo garante o bom funcionamento de determinadas etapas de sua loja. Já deu para entender a importância de tudo isso, né?

Guia de Integrações para ERP

Agora que você já sabe a importância de um ERP. Que tal dar sequência na integração com a Vtex? A melhor forma de iniciá-la é acessando o passo a passo disponibilizado pela própria Help Vtex. Um guia que te mostra como realizar os 5 processos possíveis:

– Rápida de Catálogo

– Completa de Catálogo

– Integração de Preços

– De estoque

– De pedidos

*Todas as integrações podem ser realizadas através de Web Service API REST (JSON) e SOAP:XML.

Você também deve consultar o passo a passo disponibilizado por seu ERP, pois cada um possui seus próprios parâmetros de configuração. Se você ainda não decidiu qual deles optar, recomendamos o ERP Protheus, que pertence à TOTVS juntamente com a Vtex, possuindo fácil integração e diversos guias disponíveis na web.

Após sua Integração

Seguindo o Guia de Integrações do seu ERP, espera-se que você consiga “unir o melhor de dois mundos”. Conforme seu e-commerce passa a crescer, gerenciar estoques, pedidos e produtos passa a se tornar uma tarefa cada vez mais cansativa e, por isso, deve-se recorrer à tecnologia para auxiliar nesses processos.

Num mercado cada vez mais competitivo, os consumidores exigem cada vez mais qualidade e rapidez na hora de decidir onde comprar. Portanto, investir num negócio digital que cumpra tais demandas passa a ser algo quase que obrigatório. Logo, poder contar com ferramentas que contribuam para tal é essencial para alcançar sucesso.

Em relação aos benefícios de integrar seu ERP à plataforma Vtex, podemos garantir que tarefas onerosas e contínuas, tais como o cadastro de produtos, frete, faturamento de pedidos e controle de estoque, passam a ser 100% automatizadas. Tudo isso garante mais eficiência e agilidade nos processos inseridos em seu e-commerce.

E você? O que está esperando para iniciar sua integração de ERP com a Vtex agora mesmo? Se precisar de ajuda estamos sempre à disposição!

 

Por: João Pedro Albuquerque