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UX Design no e-commerce: Como aplicar no seu negócio?

9 de junho de 2023

ux design e-commerce

No ano de 2021, 62% das pessoas desistiram de fazer uma compra na internet por ter uma experiência ruim. Essa pesquisa foi realizada pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box. A CX Trends 2022, informa quais serão as tendências para a experiência de consumo no próximo ano. 

“Experiência é o que vai te destacar da concorrência”

82% dos consumidores dão preferências a marcas que investem na experiência de consumo. Por isso, esse é crucial para qualquer negócio focar em UX Design.

O que é UX Design?

É a área que desenha todos os aspectos de interação entre o usuário e a experiência de um produto ou serviço na íntegra. Ou seja, essa experiência não está limitada à tecnologia, mas a o momento do consumo em sua totalidade.

Hoje, os consumidores prezam por excelência por uma boa experiência de consumo, caso contrário, muitos migram para marcas concorrentes. Por isso, para promover uma boa experiência, uma marca precisa ter um serviço ou produto que atenda as necessidades de consumo, além de encantar, engajar e buscar com essas estratégias, fidelizar o usuário.

3 pilares de uma boa experiência no e-commerce

  1. Sucesso:

    A base de uma experiência boa é ter sucesso nos aspectos funcionais. Se o seu e-commerce, entrega os produtos corretos, nos prazos estipulados, sem reclamações de clientes, com uma jornada facilitada dentro do site, já podemos dizer que o seu negócio atende os aspectos funcionais básicos.

  2. Esforço:

    Ouvir o cliente, se pôr no lugar dele, e entender quais são os problemas, dores e desejos vai te destacar frente a concorrência. Principalmente quando falamos de e-commerce, onde poucas marcas prezam por uma experiência de excelência. 

Quando falamos sobre o pilar do esforço, afirmamos que a empresa está com o foco em diminuir os níveis de atrito do cliente ao se relacionar com a marca, e o que isso significa na prática? Desenvolver uma jornada de compra onde os produtos estejam disponíveis de forma rápida e prática, páginas de checkouts mais rápidas,respostas a e-mails de clientes, ouvir e atendê-los na central de atendimento.

Essas estratégias te elevam a outro patamar, para além do sucesso nos aspectos funcionais

3. A emoção: Significa fazer com que o cliente gere um vínculo emocional com a sua marca. Isso significa, que ele lembrará o seu negócio positivamente. Isso gera um investimento menor em marketing para uma recompra. 

Um e-commerce faz isso quando humaniza a marca, trazendo uma comunicação que se conecta com o usuário de início a fim do processo de compra. Ou algo que seja criativo e memorável, como um produto adicional de brinde, ou uma carta de agradecimento pela compra, ou um cupom de desconto para a próxima compra, seguido de uma mensagem humanizada. 

As empresas podem criar memórias positivas através da tecnologia, mas também conseguem ir muito além, porque essas estratégias promovem positivamente a lembrança da marca e a propagação gratuitamente para outras pessoas, gerando assim, um custo de aquisição por cliente reduzido. 

Ou seja, aplicar o UX Design de forma 360, olhando para além da tela, promove uma redução do CAC e pode aumentar o Lifetime Value de um cliente, se aplicado corretamente.

3 Leis de UX: Princípios Básicos de UX Design

As Leis de UX são os princípios básicos baseados em psicologias e pesquisas. Essas leis ajudam a nortear uma interface que preze a experiência do usuário.

 

  • Lei da Usabilidade Estética: 

 

Os usuários consideram que um design esteticamente agradável é mais funcional na usabilidade.

 Essa pesquisa foi realizada pela primeira vez no campo da interação homem-computador em 1995, quando os pesquisadores do Hitachi Design Center, testaram 26 variações de uma interface de usuário, pedindo para que os 252 participantes classificassem cada projeto com facilidade.

Ou seja, além de uma usabilidade, é preciso investir em um design atraente.

 

 

  • Lei de Hick

 

A Lei de Hick diz que é preciso reduzir o número de estímulos para obter um processo de tomada de decisão mais rápido. Mas existe exceção à regra: Um usuário já pode ter tomado uma decisão antes de ver os estímulos, nesse caso, o tempo seria ainda menor. 

Por isso, é preciso desenvolver uma jornada dentro do e-commerce que seja rápida e intuitiva, para que o usuário não precise se esforçar tanto para tomar decisões, porque isso poderia fazê-lo desistir, principalmente nessa era que as marcas competem pelo escasso tempo das pessoas.

 

 

  • Efeito de Zeigarnik

 

As pessoas se lembram melhor de tarefas que estão incompletas, do que tarefas que foram 100% concluídas. 

Esse efeito foi descoberto pelo psicólogo Bluma Wulfovna Zeigarnik (1900 – 1988), membro da Escola de Psicologia Experimental de Berlim e do Círculo de Vygotsky.

Como podemos trazer isso para o e-commerce? Utilizar barras de progresso na página de checkout, pode ser uma forma interessante do usuário visualizar seu progresso, para aumentar a probabilidade do usuário não esquecer a compra no carrinho. 

 

UX Design aplicado no e-commerce

Essa estratégia visa tornar as interfaces de vendas apropriadas para uma boa experiência.

Com isso, é possível aprimorar a experiência de compra de um usuário, reduzindo o CAC e aumentando o Lifetime Value.

Como a falta de UX pode impactar o e-commerce

Quando um usuário entra em um site, e este não tem uma aparência intuitiva, o usuário tende a sair de forma rápida. Ele pode identificar o site como não seguro, ou difícil de navegar. 

Além disso, e-commerces e lojas virtuais com muitas etapas de compra podem fazer com que o cliente desista da compra e veja a concorrência, por isso, é importante se atentar aos princípios de UX Design.

Por que investir em UX Design no e-commerce?

Segundo o Intechnic, comércios eletrônicos que investiram em UX Design, tiveram um aumento na taxa de conversão de leads de 400%.

UX Design atrai novos possíveis clientes, diminui a jornada de compra e tem a tendência de fidelizar quem já consumiu a marca.

Aumente a sua taxa de conversão de leads para clientes com UX. 

A Upnext tem uma equipe de especialistas em desenvolvimento de e-commerce em VTEX e Design com foco em experiência. 

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