8 de novembro de 2022
Dia 25 de novembro de 2022 é quando inúmeras marcas vão apresentar suas ofertas irresistíveis para atrair o maior número de consumidores.
Por isso, é importante pensar em estratégias para você se diferenciar dos seus concorrentes e conseguir alavancar seus resultados nessa Black Friday.
O efeito da pandemia na Black Friday:
A pandemia criou um cenário de incerteza em quase todos os negócios, trazendo bastante instabilidade econômica. À medida que vamos nos recuperando na saúde e na economia, entendemos que houve uma mudança considerável no comportamento do consumidor e no e-commerce.
Tivemos um aumento expressivo do e-commerce desde o início da pandemia, pois com a volta para o presencial tivemos uma certa diminuição das compras online. Só que isso não deve ser motivo para não investir no e-commerce. Estima-se que 78% dos brasileiros devem fazer compras onlines nessa Black Friday! Apesar da queda, um dos padrões de consumo que vieram para ficar são as compras online pelos inúmeros benefícios.
Como por exemplo: Análise de preço para fazer uma compra, conforto garantido em receber o produto em casa, entender qual produto oferece mais benefícios ao consumidor.
É por isso que além de investir em campanhas, o seu negócio precisa mostrar para o público o porquê de comprar com a sua marca!
Como ter um bom desempenho na Black Friday 2022?
Foco no desempenho e na segurança do seu site
Um dos maiores erros das marcas é esquecer o desempenho do site. O tráfego aumentado na época da Black Friday pode fazer com que o seu site caia e perca vendas.
Invista em armazenamento em nuvem. Isso porque a elasticidade e a proteção da nuvem ajuda o seu servidor a suportar tráfegos mais pesados. Além disso, também protege o seu site de receber ataques cibernéticos. A segurança dos sites ficam suscetíveis nesse período do ano, se proteja.
Invista em estratégias de e-mail marketing:
É importante que a comunicação de todos os canais estejam alinhadas com o objetivo da sua marca nesta Black Friday. Investimento em e-mail marketing é essencial para uma comunicação mais próxima do público com foco em conversão.
Aqui vão algumas dicas para você criar boas estratégias de e-mail marketing.
1. Capriche no assunto:
Com centenas de e-mails que o consumidor recebe diariamente, o que faria ele clicar no seu? Por isso, invista em assuntos curtos e atrativos.Também é preciso pensar na responsividade do mobile (30 caracteres) para desktop (80 caracteres). Ou seja, quanto mais curto for o seu assunto, mais interessante para uma boa leitura nos dois modelos de tecnologia.
Use gatilhos mentais para aumentar a taxa de cliques no seu e-mail. Durante a Black friday a grande maioria das marcas utiliza dois gatilhos mentais nas comunicações principais:
Escassez: para informar que um produto selecionado está acabando e fazer com que o possível cliente tome uma decisão rápida e automática de fechar a compra.
Exemplo: Só mais 3 unidades do produto que você tem interesse
Urgência: geralmente é utilizado quando se tem um prazo determinado para encerrar uma condição especial.
Exemplo: Sua última chance para garantir um produto X com desconto. Promoção até 23:59
Veja outros gatilhos mentais aqui
2. e-mail rápido e direto ao ponto
Hoje em dia ninguém tem mais tempo para ler e-mail. Seja rápido, direto ao ponto, e abuse da criatividade para fazer com que cliente faça a ação esperada.
3. Call to action bem elaborada
Todo e-mail marketing tem um objetivo claro. A call to action, ou chamada para ação, deve traduzir o objetivo do e-mail. Par que seja possível solicitar que o usuário execute a ação planejada.
Exemplos de CTA: Compre agora, adquira seu produto agora, clique e faça sua reserva, ver mais, etc.
Invista em anúncios:
Hoje está muito mais fácil criar anúncios! É importante pensar nas campanhas com antecedência porque existe o período de aprendizado da máquina. Onde ela vai aprender a direcionar o seu anúncio com mais eficiência.
Além disso, podem acontecer eventualidades nas configurações dos seus anúncios, por isso é melhor prevenir do que remediar.
Ver mais de e-mail marketing aqui!
Onde fazer o seu anúncio para a Black Friday:
Possibilidades é o que não falta! Hoje em dia você pode anunciar no Facebook, Instagram, Google, Twitter, Tiktok, Pinterest, Google Ads, e muitas outras plataformas. Por isso, é imprescindível pensar onde o seu possível cliente está para criar anúncios. Você pode levar em conta a idade, a localização, e muito mais.
Além disso, essas redes sociais te informam dados específicos sobre a sua audiência para te ajudar a definir onde anunciar.
Monitore a concorrência:
A concorrência mostra quais traços de campanha ela vai seguir no e-mail marketing e nos anúncios. Para você saber quais os anúncios que a sua concorrência está fazendo no Facebook clique aqui e coloque o nome da marca na aba de pesquisa. É importante monitorar os passos dos concorrentes para estar à frente.
Para saber quais e-mails marketings a concorrência está preparando, se inscreva no site da marca para acompanhar.
Dentro das publicações muitas empresas mostram indícios de campanhas logo no início do mês de novembro.
Fique atento, monitore dados relevantes e aprenda com essas informações.
Importante ressaltar, que é importante fazer uma análise do cenário de mercado dos concorrentes para investigar quais estratégias estão utilizando. Deste modo, não se deve plagiar de forma alguma as estratégias, comunicações, ou qualquer outra ação de campanha.
O plágio é uma violação dos direitos autorais e é crime previsto no Art. 184 do código penal, o que pode ocasionar a detenção de três meses a um ano ou multa.
Crie ofertas e cupons irresistíveis:
O pilar de atratividade para os consumidores são as ofertas, descontos e cupons irresistíveis. Analise o seu cenário financeiro para começar a entender quais ações são vantajosas para o seu negócio e para os clientes.
Sugestões de ações para o seu negócio:
Cupom de desconto: Um código promocional oferecido ao possível cliente, para que ele tenha benefícios ao comprar no seu e-commerce. Ou seja, é possível oferecer porcentagem de desconto, valor fixo, frete grátis, brindes, e muito mais.
Cashback: Significa receber uma parte do valor da compra de volta. Desse modo, possível criar uma conta digital na conta que o consumidor tem cadastrada no site para conseguir utilizar o valor do cashback em uma próxima compra.
É uma estratégia inteligente para aumentar o lifetime value do cliente. Ou seja, a média que o cliente investe comprando seus produtos ou serviços.
Up-sell: É uma estratégia focada no crescimento de vendas para incentivar o cliente a adquirir uma versão mais avançada de um produto que ele poderia comprar.
Exemplo: um cliente está em um site e escolhe um celular em uma versão mais antiga. Com isso, é possível aplicar um up-sell para apontar um modelo mais atualizado do celular.
Cross-sell: É uma venda de produtos relacionados e complementares, com base no interesse do possível cliente.
Exemplo: uma pessoa compra um celular, e o e-commerce faz um cross-sell de capa, película e seguro anti-roubo.
Seja Omnichannel
É uma estratégia de vendas focada em integrar diferentes canais de comunicação e divulgação. Além disso, tem o objetivo é oferecer aos clientes uma experiência única. Uma marca unificada consegue atender qualquer pessoa, independente do canal.
É importante integrar a comunicação do site, e-mail marketing, páginas das redes sociais, aplicativos, atendimento online, presencial, eventos. Isso porque, a integração fortalece a marca e melhora a experiência do consumidor. Preste atenção na comunicação nessa Black Friday!
Como a UpNext te ajuda na Black Friday 2022
Somos especialistas em crescimento de marcas através do e-commerce e do marketing. Além disso, também somos responsáveis por aumentar o tráfego de usuários dentro de um site e consequentemente as vendas.
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